quinta-feira, 22 de julho de 2010

Superação

No nosso grupo de trabalho, encontramos dificuldades semelhantes, como: espaço físico, ausência de internet e máquinas ativas em número suficiente para demanda. Em alguns casos, mesmo que tivessem números suficientes de micros, não haveria lugar para acomodá-los.Verificamos que os alunos tem um certo nível de dificuldade e entendimento quanto a leitura do curso, porém dedicam-se às atividades práticas.
Temos superados todos os dias os problemas! Usamos curso offline para ausência de internet, divisão de alunos entre laboratório e exercícios de raciocínio lógico, devido a falta de computadores e as limitações de espaço. Assim os alunos mantém o interesse, são participativos na resolução das atividades propostas e interagem em propostas para a solução dos problemas.
Quem somos:
Emeief Padre Fernando Godat - Mariza B. Melges
CEPJA João Amazonas e Emeief Yvone Zahir - Carolina Hoschette
Emeief Machado de Assis - Caroline Mesquita
Emeief Machado de Assis, Cora Coralina, Carolina Maria e Cândido Portinari - Fabio Silva
Obs: A postagem ficou em nome do Denis devido a problemas técnicos.

Sala de Aula

Olá! De acordo com o que foi discutido em nosso grupo, a partir da proposta de serem apresentados no blog nossos sucessos e maneiras usadas para vencer os desafios, abordamos a dificuldade de assimilação do conteúdo proposto aos alunos.

Percebemos que algumas dificuldades do aluno vem de seu processo de alfabetização e de sua desenvoltura em sala de aula. Diante disso, algumas atividades foram propostas ao longo do semestre para superar as dificuldades dos alunos, como por exemplo o uso de um roteiro, tipo questionário, para que pudessem acompanhar o conteúdo do programa Aluno Monitor.

Informática sem Computador

Aqui iremos contar a experiência vivenciada na EMEIEF Antonio Virgilio Zaniboni :
A Escola possuia apenas dois computadores, devido ao fato de ter ocorrido no recesso do mês de Janeiro de 2010, o roubo dos equipamentos.
A partir deste fato, foi estabelecida a seguinte estratégia:
Aulas teóricas baseadas nas apostilas aluno monitor e EJA digital
Atividades realizadas de dois em dois alunos nos dois micros disponíveis com uma quantidade em média de 18 alunos frequentes por turma, situação esta vivenciada também na EMEIEF Dom Jorge Marcos de Oliveira, e trabalhada da mesma forma com conteúdos teóricos.
Esta situação é temporária, mas como até o presente momento não pode ser solucionada, vamos buscando altenativas!

Experiências em sala de aula

Olá, esta experiencia foi escolhida pelo grupo composto por: Sâmea Toth, Fernando Melchiori, Haroldo Tonese, Joel Costa, Daniel Zago, Jaques Palma.

Para suprir a dificuldade de falta de equipamento, acesso à internet e a dificuldade observada na turma em abstrair o conteúdo proposto pelo Aluno Monitor e EJA Digital, a Educadora Sâmea utilizou o livro "Menino Maluquinho Ensinando Informática", para complementar o aprendizado dos alunos quanto à criação e importância da Internet e todas as suas ferramentas. Outro ponto trabalhado a partir desse livro foi o vocabulário técnico e do idioma inglês que fazem parte do universo digital.

Superando as dificuldades!

Marcelo - EMEIEF Santo Alberto :
As minhas turmas são grandes: em torno de 30 alunos por sala, enquanto o laboratório é bem pequeno com 8 máquinas (que mal funcionam). Para trabalhar nesse contexto, dividi cada sala em 2 turmas - A e B
A turma que fica em sala de aula, produz atividades diferenciadas, com material retirado do curso e impresso em forma de exercícios, para depois fazer a atividade no laboratorio, usando o ambiente do curso e as atividades interdisciplinares.
Ao mesmo tempo, outra turma vai para o laboratório para dar continuidade no curso.
Desta forma, facilitouo-se o entendimento dos alunos ao irem para o laboratório desenvolver as atividades do curso, as atividade ficam esclarecidas antes de usarem a máquina.
Após cada aula do curso EJA Digital é realizado um Fórum entre os alunos que postam as idéias e o resultado desta atividade.


Lucilene -EMEIEF Cata Preta
No EMEIEF Cata Preta os problemas ocorrerm problemas como a falta de Internet e a disponibilidade do laboratório, pois são 11 turmas (6 EJA I e 5 EJA II) e um único laboratório, o que acaba resultando em aulas teóricas.
Para superar a falta de Internet utilizamos programas alternativos, como: Aluno Monitor e Eja Digital off-line e o OKAWIX enciclopédia virtual (fonte de pesquisa). Já nas aulas teóricas utilizo apostilas, avaliações e exercícios impressos, atividades interdisciplinares utilizando o Data Show, entre outras!
Apesar das dificuldades os alunos são compreensivos e dedicados e procuram aproveitar o máximo o tempo que eles ficam em contato com os computadores. Cooperativos, estão sempre um ajudando o outro!

Nosso 1º Semestre de 2010

Ana Cláudia
* No Módulo sobre Histórias Digitais, os alunos tiveram a oportunidade de experimentar como se cria uma animação STOP MOTION, com tema livre.
Utilizamos Software Livre - Stop Motion e Audacity
Sidimar
* Elaboração e discusão da proposta de Curriculum, avaliando os tópicos necessários para uma apresentação profissional.
*Os alunos tiveram uma aula sobre apresentação de Slides, e seus recursos básicos.
Utilizamos Software Livre e Proprietário
Daiane
* Os educandos realizaram dois vídeos com a proposta de trabalho baseada, no Dia Internacional da Mulher e o dia do Índio, o objetivo da primeira edição, foi resgatar frases marcantes de mulheres que deixaram suas marcas na história e em seguida os educandos apresentaram recitando as mesmas.
A segunda foi um teatro de sombras, onde com base no poema Índio (Autor desconhecido), os alunos realizaram uma interpretação do que compreenderam.
Utilizamos Sofware Livre - Kino e Audacity
Alison
*Utilização do software Power Point do Office, para contar histórias e o Word para digitar receitas.
Utilizamos Software Proprietário
As experiências acima relacionadas terem sido muito positivas!
Discutimos também no grupo que a quantidade de leitura para o 1º semestre do Eja Digital foi extensa. Gostaríamos de discutir a possibilidade de, no ambiente do EJA Digital, o professor selecionar e criar as atividades para os seus alunos, seguindo o perfil particular de cada sala.

Pesquisa sobre blogs

Aqui